Couros Sustentáveis e Cruelty-Free
- Comunicação e Marketing
- 25 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Conheça os novos tipos de couros existentes e as problemáticas do couro de origem animal
Por: Alana Tavares Gomes
Colaboradora: Priscila M. Areco
25 de Novembro de 2021
A produção de couro, junto aos problemas ambientais ocasionados pelo consumo da carne, despertam alertas sobre a necessidade de mudanças nos modos de produção atuais. Somada a crueldade animal presente em sua fabricação, o couro gera graves impactos ambientais : poluição da água, emissões de gases do efeito estufa e desmatamento são alguns dos problemas relacionados com a criação de gado.
Grande parte da população pode conhecer tecidos semelhantes a couros que são produzidos de forma sintética mas, apesar de estarem livres de crueldade animal, estão longe de serem sustentáveis. O tecido feito de PVC, por exemplo, é classificado como um dos tipos de plástico que mais causa danos ao meio ambiente, as substâncias excedentes não se degradam naturalmente e podem causar complicações na saúde.
Apesar das constatações não tão animadoras assim, felizmente novos tipos de couro que não são de origem animal e prometem um menor impacto no meio ambiente vem surgindo durante os últimos anos.
Couro de cacto
Após dois anos de pesquisa, os mexicanos Adrián Lopez Velarde e Marte Cázarez desenvolveram o tecido Desserto Pelle. Produzido através do Notus Cactos - que não necessita de água para se desenvolver -, o couro de cacto promete ser uma fonte de menor lixo e poluição quando comparado ao couro de origem animal, além de não conter substâncias químicas tóxicas, ftalatos e PVC. O tecido pode ser utilizado na moda e também na indústria automobilística.

Foto: Desserto Pelle
Couro de maçã
A partir de resíduos de maçã que seriam descartados pela indústria, é possível fabricar tecidos que se assemelham ao couro animal. O tecido Pellemela, da italiana Frumat, é constituído por 50% de fibra reciclada de maçã e 50% de poliuretano, uma alternativa que surgiu frente ao significativo desperdício na produção de alimentos.
Com o objetivo de ser mais sustentável, a marca SAMARA de acessórios também produz e utiliza tecidos que tem a maçã como matéria prima. Nesse couro vegano, utiliza -se para a produção as cascas da fruta.

Foto: SAMARA
Couro de abacaxi
Conhecido como Piñatex, o couro advindo do abacaxi foi desenvolvido por Carmen Hijosa, pesquisadora e designer.
Com as folhas do abacaxi, os ananás, obtêm-se as fibras naturais para a produção do tecido. O couro de abacaxi, entre outras vantagens, é citado como mais barato do que os de origem animal, utiliza menos água e substâncias químicas na fabricação e tem como matéria prima um produto que seria descartado.

Foto: Ananas Anam, Piñatex
Couro de coco
Idealizada pela Malai, empresa com sede na India, a utilização de resíduos da água de coco para a produção de um tecido semelhante ao couro é mais uma das inovações do mundo atual.
Junto à fibras de cânhamo, sisal e banana, o excedente da água de coco origina o tecido que se decompõe aproximadamente após 150 dias de utilização, sendo biodegradável.

Foto: Malai
Couro de cogumelo
O mylo, couro de cogumelo, é produzido a partir de micélio, parte que constitui os cogumelos.O tecido é obtido através de baixo consumo de água, energia e não requer a utilização de substâncias que contaminem a água.

Foto: Bolt Threads
Acompanhar as inovações atuais sem dúvidas nos proporciona esperança frente a mudanças que, no futuro, possam vir em uma escala maior e ajudem de fato a não destruir em grandes proporções o meio ambiente, indo na contramão das ações adotadas durante as últimas décadas - a indústria da moda possui grande responsabilidade e é preciso que medidas em larga escala sejam tomadas.
Apesar do encantamento com as novas descobertas, ainda é necessário, mais do que nunca, questionar e proporcionar mudanças. Saber de fato qual a origem dos produtos que consumimos, se realmente não estamos caindo em práticas de greenwashing - como comentamos em um artigo anterior - e, se você possuir uma empresa, sempre optar pela transparência frente ao seu modo de produção - que seja feito de forma justa e responsável - são algumas das alternativas existentes.
E você, já conhecia esses diferentes tipos de couro?
Comments