IMPACTOS AMBIENTAIS E GREENWASHING
- Comunicação e Marketing
- 21 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Entenda a estratégia e como identificá-la.
Por: Alana Tavares Gomes
Colaboradora: Julia Marcon
21 de Outubro de 2021
Diante das mudanças climáticas, da degradação do meio ambiente e escassez de recursos naturais, a preocupação dos consumidores sobre como as mercadorias são realmente produzidas se intensifica cada vez mais no mundo atual.
As consequências de anos de descaso com os recursos do planeta são sentidas no mundo contemporâneo, exigindo uma mudança imediata nos modos de produção. Apesar de diversas empresas e marcas buscarem adotar práticas sustentáveis na fabricação de seus produtos, essas ações necessitam de expansão e de medidas que garantam sua veracidade.
Uma das problemáticas atuais desse cenário recebe o nome de greenwashing. O termo, que pode ser traduzido para português como ‘’maquiagem verde’’ ou ‘’lavagem verde’’, designa a ação de uma empresa, organização, indústria ou esfera política se utilizar de discursos ou propagandas que promovem uma visão ambientalmente correta, sustentável e amigável ao meio ambiente, mas na realidade suas práticas não condizem com as aparências.

Fonte: Alena Koval, Pexels
Embalagens de produtos nas quais se afirmam ser 100% sustentáveis, ecológicos ou com menos impactos ambientais, não garantem a veracidade dessas informações. A máscara do greenwashing por vezes atinge consumidores que se preocupam com o meio ambiente, mas ao invés de promover de fato as melhorias que preocupam grande parte da população atual, apenas se utilizam de rótulos e frases de impacto que descrevem medidas de formas distorcidas ou inexistentes, apenas com o objetivo de alcançar o público.
Na indústria da moda, infelizmente as práticas de greenwashing também acontecem. Marcas possuírem peças ‘’sustentáveis’’, ''confeccionadas com materiais orgânicos'', mas se enquadrarem na produção fast fashion - a qual prioriza a fabricação em larga escala e provoca o descarte em massa -, são algumas das atitudes contraditórias da ‘’maquiagem verde’’ que apenas tentam criar a aparência de compromisso com o meio ambiente.
Algumas ações podem ser tomadas pelos consumidores para verificar se há greenwashing em determinados produtos, discursos e publicidades. Se informar sobre as certificações e selos existentes que asseguram o compromisso com o meio ambiente é um dos mecanismos fundamentais, além de atentar-se com informações muito vagas e que não possuem uma fonte de garantia para consulta da veracidade . O FSC, por exemplo, garante que o produto com o seu selo tenha sido produzido através do manejo responsável de florestas.
Por outro lado, é preciso que as empresas e organizações promovam diálogos transparentes sobre suas formas de produção e como suas mercadorias são produzidas, buscando a adoção de medidas que realmente causem menos impactos ambientais.
E você, já conhecia sobre o greenwashing?
Comments