top of page

WICKED: O Figurino das Bruxas de Oz

  • Comunicação e Marketing
  • 4 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Por Alice Cristina Cavalcante

Colaboração Vitor de Mattos

03 de Novembro de 2022


Baseado no romance de Gregory Maguire, Wicked: A História Não Contada das Bruxas de Oz se tornou um dos musicais mais populares de todos os tempos.

Estando em cartaz a quase 20 anos, o prequel de O Mágico de Oz conta a história de Elphaba e Glinda, antes e durante a passagem de Dorothy pela Terra Mágica, através do surgimento de uma amizade improvável, rivalidade amorosa e o desfecho após a descoberta de um governo corrupto.

Os figurinos icônicos carregam a assinatura da incrível Susan Hilferty, sendo vencedor do Tony (Antoinette Perry Awards for Excellence in Theatre) de melhor figurino em 2004.

O musical está retornando à São Paulo para uma curta temporada, de 9 de março até 30 de abril de 2023, no Teatro Santander. Enquanto a data de estreia não chega vamos dar uma olhada nos detalhes desses figurinos maravilhosos que vem deslumbrando a plateia de Wicked por décadas.


O Povo de Oz


Susan se dedicou a criar uma cultura para Oz através dos figurinos de modo a ambientar os espectadores naquele local e momento. De forma que independente de qual personagem fosse, deveria parecer que todos os figurinos vieram do mesmo lugar e pertencem à mesma cultura. Os designs são inspirados principalmente no período Eduardiano, época em que O Mágico de Oz foi escrito. A assimetria e o uso de diversos tons de verde caracterizam principalmente os habitantes da Cidade das Esmeraldas. Era importante para Susan que os figurinos falassem sobre as personagens e os momentos que elas estavam passando, mas ao mesmo tempo não deveria destoar da ambientação criada.


Glinda e Elphaba


Para destacar ainda mais o quão diferentes as amigas são, seus figurinos trazem sempre a ideia de oposição. Para Glinda, a Luz e a leveza, juntamente dos tons claros, caracterizam a personagem. Enquanto para Elphaba existe a Terra e os tons escuros, procurando destacar o fato de ela ser uma personagem mais centrada e que vive de acordo com a realidade.


O figurino clássico de Glinda remete as bolhas, uma referência tirada diretamente da edição original de O Mágico de Oz. Além disso, outra grande inspiração para Suzan foi o vestido de casamento da Lady Di.

Para o vestido de Elphaba, as diversas camadas de diferentes tecidos, com algumas pedrarias e formatos mais orgânicos buscam causar a impressão de que ela saiu de dentro da terra.




Ilustrações Glinda e Elphaba por Susan Hilferty


E aí, já garantiu seu ticket de ida para Oz?


Curtiu nosso conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais.





 
 
 

Commentaires


Fique por dentro de tudo que acontece na TRAMA Júnior:

bottom of page