top of page

UPCYCLING COMO UMA MODA POSSÍVEL

  • Comunicação e Marketing
  • 17 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Por Layzi Pimentel


A técnica que reaproveita diversos materiais já existentes para a confecção de novos é conhecida como upcycling. O termo foi inicialmente usado por William McDonough e Michael Braungart em seu livro, Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things, em 2002, e hoje está ganhando cada vez mais espaço e visibilidade na mídia e no mercado saindo de pequenas marcas ou confecções menores e sendo abraçada por algumas coleções de grandes marcas.

O aumento do interesse em questões ambientais cresceu na última década, e com isso a difusão da técnica de upcycling também alcançou diversos espaços. Hashtags em redes como tik tok e instagram, #upcyclingclothing, mostram e difundem informações sobre como a técnica pode ser possível, acessível e bonita. Com a volta dos eventos vimos que a técnica saiu das redes e está também em tapetes vermelhos e grandes festas, assim alcançando grandes mídias que cobrem as celebridades. Conseguimos ver a presença do upcycling no Met Gala esse ano, 2022, onde a cantora Billie Eilish usou um look feito sobre medida pela Gucci e confeccionado com materiais reciclados. Já no Brasil, um dos eventos com maior visibilidade para a área da moda, o Baile da Vogue, teve looks feitos a partir da técnica. A apresentadora Sabrina Sato usou um look 100% de contas de plástico reciclado assinado pelo estilista Kevin Germanier, enquanto Sasha Meneghel e seu esposo, João Figueiredo, escolheram para o Baile roupas da marca nacional de upcycling Ventana.



Foto: LUFRÉ


A visibilidade, proposta sustentável e preocupação dos consumidores fizeram com que o mercado se adaptasse e acolhesse a técnica. Hoje temos muitos estilistas e marcas que reaproveitam materiais já existentes para novas peças, marcas como Ventana, Retranse e Paula Rondon mostram no nacional a pluralidade e alcance que o upcycling pode ter. Já no mercado de luxo, podemos ver que grandes marcas estão utilizando a técnica para fazer algumas peças, como Gucci que confeccionou uma peça de vinil para a cantora Billie Eilish, ou coleções como a Upcycling by Miumiu, onde foi feita uma coleção com 80 vestidos comprados em lojas vintage ao redor do mundo e transformado em peças exclusivas.



FOTO: Dimitrios Kambouris / Getty Images for The Met Museum/Vogue


A preocupação com o meio ambiente e como afetamos ele é um tema que dificilmente sairá de pauta, e o upcycling aparece mostrando que a moda pode ser feita a partir do que já temos, sendo responsáveis e causando o menor nível de danos para o planeta. A incorporação da técnica em marcas, por mídias sociais e artistas acaba mostrando como o upcycling pode permear diversos ciclos e ser acessível e possível para diferentes ocasiões e contextos.


 
 
 

Comments


Fique por dentro de tudo que acontece na TRAMA Júnior:

bottom of page