Uniformes da seleção brasileira e sua história
- Comunicação e Marketing
- 23 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Por Jéssica de Alcantara Camelo
Colaboração Bianca Silveira
23 de novembro de 2022.

Neste domingo começou e vai até o dia 18 de dezembro no Catar, mais uma copa do mundo.
Essa quinta será o primeiro jogo da seleção brasileira, contra a Sérvia, e o povo brasileiro tem a oportunidade de demonstrar o seu orgulho pelas cores verde amarela. Apesar da polarização política que o país enfrenta, a camisa canarinho ainda é um símbolo nacional conhecido mundialmemte, mas nem sempre foi assim.
História dos uniformes
Ao longo do tempo a seleção já se apresentou com diversos uniformes. O primeiro uniforme utilizado em 1914 era uma blusa branca e calção azul branco.
Como no II Campeonato Sul-Americano de Futebol, o adversário uruguaio também usava as mesmas cores, por meio de sorteio a seleção brasileira teve que usar uma camisa vermelha.
Na Copa de 1950, o calção mudou para branco e foi associado tido como culpado pela derrota. Por conta disso,para a próxima edição, em 54 a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) realizou um concurso para escolher o novo uniforme. O vencedor Aldyr Schlee propôs a clássica camisa canarinho, blusa amarela com detalhes verdes e calção azul. Apesar de não ter tido efeito imediato, em 1958 o Brasil ganhou sua primeira copa. Nesta edição a comissão criou no improviso a camisa azul, pois a Suíça também jogaria de camisa amarela.
Desde 1977 a Nike é a marca oficial dos uniformes. Com a consolidação do uniforme, a partir de 2010 os investimentos passaram a estar no desenvolvimento da tecnologia dos materiais do que no design, como na utilização do pet reciclável por proporcionar maior leveza e melhor transpiração.
Em 2014, em comemoração dos 100 anos da seleção, os jogadores utilizaram o uniforme azul e branco.
O uniforme da vez
Esse ano a camisa está moderna em seus detalhes, ela apresenta uma discreta estampa de onça pintada para trazer a coragem e garra brasileira. O botão é azul e no tecido tem um pequeno que em conjunto formam a bandeira. Esse ano além da listra verde nas golas e nas barras há outra azul.
Na versão azul a estampa é verde neon e a gola é careca, sem decote e botão.
Apesar da grande politização, em que a camisa se tornou símbolo de divisão, a CBF se empenhou em propagar a união e a sua reapropriação pelo povo brasileiro como um todo.
Vamos que vamos, Brasil!!!
Venha torcer com a gente! Então siga-nos nas redes sociais.
Commentaires