Tudo o que você precisa saber sobre planejamento financeiro para a sua empresa de moda e têxtil.
- Comunicação e Marketing
- 27 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Com a chegada do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, tornou-se cada vez mais difícil se planejar financeiramente, suprimindo os gastos e alavancando os lucros. Contudo, momentos como este podem ajudar a reavaliar a situação da empresa e preparar com mais calma planos para o futuro. Para te ajudar com a situação atual, a TRAMA Júnior organizou uma pequena lista de passos que podem te ajudar, confira:
Esteja preparado(a) para uma diminuição nos lucros:
É importantíssimo entender que devido ao isolamento social, a circulação monetária diminuiu, acarretando em um déficit na economia mundial e, é claro, na nacional também. Entender que os lucros serão menores é também compreender que a empresa não terá tantas vendas e, portanto, não deve ter também tantas compras, tanta movimentação de estoque ou fazer investimentos arriscados.

Avaliar Custos fixos e diminuir custos variáveis
Custos fixos são custos mensais que a empresa terá (com certeza), independente da produção ou não (aluguel, manutenção de equipamentos, luz, etc); já os custos variáveis estão intimamente ligados à produção da empresa (matéria-prima, comissão de funcionários, etc). Entender os custos fixos da sua empresa é de fundamental importância para calcular os gastos mensais e avaliar a capacidade do dinheiro no caixa. É necessário que a empresa se planeje: não aumente os custos variáveis nem faça investimentos, à menos que o dinheiro em caixa consiga suprir todas despesas já planejadas.
Atentar-se ao Fluxo de Caixa
É de extrema importância nessa época de isolamento se atentar ao fluxo de caixa e ver como a empresa está se comportando financeiramente: notar com atenção o dinheiro que entra e o dinheiro que sai diariamente, visando fazer previsões futuras e saber como lidar melhor com o capital em caixa.

Tente comprar à vista
Por muito se pensou que só valia a pena comprar a vista se houvesse desconto. Contudo, na situação atual do mundo, comprar tudo à vista possibilita limitar o dinheiro ao momento presente, já que o futuro do mercado é ainda incerto e instável.
Apesar de inicialmente parecer muito restritivo, essa simples iniciativa vai te ajudar a limitar seu crédito e não se endividar.
Evite se arriscar em investimentos
É muito importante manter o pé no chão. Apesar do desejo de ver sua empresa de moda crescendo e se tornando grande, no momento atual a Bolsa de Valores brasileiras caiu 35% em um curto espaço de tempo e continua a declinar. A inflação do real só aumenta, o dólar só cresce, e está impossível fazer qualquer previsão.
Os profissionais da área de finanças aconselham: evite investimentos e corte gastos.
Dar suporte ao seu público-alvo
É importante durante a pandemia se mostrar ciente da situação do país e dar o máximo possível de suporte ao seu público-alvo. Fazê-los confiarem mais na sua marca e demonstrar que os seus valores são parecidos com os dele é uma boa estratégia para atrair novos clientes durante e pós-quarentena.

Aposte no Upcycling
Uma prática relativamente comum dentro da moda é a reutilização de coleções passadas adaptando-as às novas tendências. Para isso, utiliza-se normalmente de peças versáteis que são usadas em qualquer estação, como calças, camisas, blazers, saias, botas, etc.
Essa prática consegue diminuir gastos e descarte de peças das coleções que não conseguiram ser vendidas devido à quarentena.

Renegocie suas dívidas e tente não criar novas
É de extrema importância não se enroscar em dívidas e juros em épocas de crise financeira. Tente organizar o pagamento das dívidas da melhor maneira possível sem arriscar a saúde financeira de sua empresa.
Antes de tentar falar com credores ou fornecedores, é importante ter em mente propostas de pagamento que caibam no orçamento da empresa.
Tente não aumentar estoque e trabalhar on-demand
Com a chegada do vírus e da quarentena, muitas empresas veem seu estoque lotados de tecidos, aviamentos. A intenção a partir de agora é tentar trabalhar com o estoque já comprado e sob demanda do consumidor: produzir sob medida, quando solicitado e como solicitado. Assim, não se perderá esforço nem dinheiro com coleções que não tem a certeza de serem compradas.

Comments