top of page

Pororoca Fashion: o que esperar das colaborações entre designers de alta costura e marcas de fast fashion?

  • Comunicação e Marketing
  • 10 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de set. de 2024

Zara anuncia coleção cápsula com Stefano Pilati e Clare Waight Keller soma na direção criativa da marca japonesa Uniqlo. É o transpasse da fronteira entre a “moda fashion” e a “moda comercial”. 


Por Vivian Tripodo

10/09/24


Na última terça-feira (3), a Zara, que é conhecida por oferecer as últimas tendências por um preço acessível, revelou publicamente a parceria com o designer italiano Stefano Pilati. A parceria se iniciou no começo do ano, de maneira discreta e com foco total no masculino; podemos esperar para o segundo semestre de 2024 uma coleção com 80 peças (50 masculinas e 30 femininas) que não se limitam somente às roupas, mas também aos acessórios. 


Random Identities. Outono/2020 - Foto: GQ


“Vestir-se bem é uma forma de respeito aos outros e a si mesmo”, afirma Pilati. 

A collab provocou frenesi total nas redes sociais devido à forte admiração que Pilati desperta: conta com passagens nas grifes Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Prada, Ermenegildo Zegna e Fendi. O designer italiano se mostra entusiasmado com a possibilidade de poder trazer seu toque pessoal em uma colaboração com uma marca capaz de atender um grande público por um preço acessível. 

Pilati acredita que vestir-se bem é uma maneira de demonstrar respeito aos outros e a si mesmo: não se prende a ideia de criar peças que somente sigam tendências; é importante sentir-se confortável e confiante, ele ressalta.


Ermenegildo Zegna. Outono/2015 - Foto: Vogue


Podemos esperar elegância e praticidade dessa coleção cápsula entre Stefano Pilati e Zara: é um marco na moda unir o renome e apelo da alta costura com a acessibilidade do fast fashion. A coleção chega às lojas em outubro e o mundo fashion está em estado de êxtase para ver como Stefano Pilati irá traduzir “sofisticação” em “acessibilidade” sem perder a essência de seu toque pessoal. 


Ainda na terça-feira, a marca japonesa Uniqlo anunciou Clare Waight Keller como a nova diretora criativa da marca. Clare já assumiu a diretoria criativa da Givenchy e Chloé, além de desenhar peças para a realeza britânica. Promete na Uniqlo explorar cores e silhuetas diferentes. Vale ressaltar que não será a primeira vez que a marca japonesa conta com o toque de Clare: em setembro do ano passado lançaram em conjunto a coleção “Uniqlo: C”. 


Uniqlo: C/ 2023 - Foto: Uniqlo


“[...] haverá novas silhuetas que serão lançadas a cada dois meses, para realmente trazer frescor”, comenta Clare.

Clare admite que há muito o que se aprender no mercado de moda comercial: o mercado está em constante - e rápida - mudança. Entretanto, ela aposta nas mudanças de silhueta, corte e estampa para conter essa turbulências. Alterações nesses aspectos são capazes de domar a ferocidade da indústria da moda. 


“Na indústria da moda, especialmente no luxo, é tudo sobre mudança, mudança, mudança. Quais são as novas proporções? As novas silhuetas? Isso é importante para manter as coisas em movimento, mas a verdade é que são as peças atemporais que as pessoas compram em grande, grande estilo”, desabafa. 

Nessa nova fase da Uniqlo podemos esperar muito denim, jaquetas oversized e puffer. Clare quer explorar novas silhuetas , cores e formas de estilizar as peças. Elegância e conforto estão sempre presentes em suas criações; o que converge intrinsecamente com a proposta da Uniqlo: o esportivo outrora elegante. 


Uniqlo: C/ 2023 - Foto: Uniqlo


“O cliente da Uniqlo tem esse tipo de casualidade cotidiana que é realmente muito atraente”, diz ela. “É um pouco mais ativo-esportivo do que o guarda-roupa muito refinado, digamos, que eu tinha antes. Estou gostando do fato de que tudo é de algodão, fresco e lavável”, aponta Clare. 

O termo “pororoca” é de origem tupi e se refere ao encontro do rio com o mar. Esse encontro é peculiar e deixam rastros visíveis mesmo após dias; é uma imagem poderosa de convergência. Sendo assim, a “pororoca fashion” diz respeito a essa convergência mais íntima entre dois ramos da moda que, embora sempre conversassem, eram separados pela barreira do fetiche inalcançável: a passarela. Stefano e Clare não são os únicos designers de renome que buscam romper com essa barreira ilusória e levar a expertise da alta costura para as vitrines de varejo: Zac Posen é agora vice-presidente executivo e diretor criativo da Gap. 


E você? O que acha sobre essas movimentações? 


Gostou do texto? Acompanhe a Trama Júnior no Instagram, TikTok, FaceBook e Linkedin! 





 
 
 

Comments


Fique por dentro de tudo que acontece na TRAMA Júnior:

bottom of page