PERFUME E O MERCADO DE LUXO
- Comunicação e Marketing
- 21 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Por Gioavana Freitas
Colaboração Beatriz Sampaio
21 de Novembro de 2023
O perfume está comumente associado a grandes marcas de luxos atualmente. Essa mistura de óleos, álcool e água, cuja função é proporcionar uma agradável e duradoura fragrância de aroma, passou por diversas transformações ao longo da história. Até o começo do século XX, os perfumes eram predominantemente provenientes das grandes casas de perfumaria, como a tradicional Guerlain.
Fonte: Chanel
A verdadeira revolução no mercado perfumista ocorreu em 1921, com o lançamento do Chanel Nº 5, quando Coco Chanel redefiniu a abordagem ao perfume, destacando-o como uma forma de expressar o estilo da marca diretamente na pele. Desde então, outras marcas de luxo, como Christian Dior, Yves Saint Laurent e Jean Paul Gaultier, apresentam extensos catálogos de fragrâncias.
Atualmente, a indústria de perfumes continua a evoluir, com uma ampla variedade de marcas e fragrâncias disponíveis no mercado. A busca por novas combinações de ingredientes, a influência da cultura e a importância do marketing moldam a dinâmica contemporânea da perfumaria.
Hoje, os perfumes desempenham um papel significativo na expressão pessoal, na indústria de luxo e na cultura global, continuando a ser uma forma única de arte olfativa e sensorial, que não apenas enriquecem as identidades de uma marca, mas também geram significativos faturamentos, superando as do setor de bens de consumo.
Diversas razões explicam por que algumas marcas de luxo optam por vender mais perfumes do que roupas. A demanda por perfumes tende a ser mais constante do que a demanda por roupas de luxo. Uma vez que as fragrâncias têm um apelo atemporal e podem ser consumidas regularmente, enquanto roupas de moda podem ser mais sujeitas a mudanças nas tendências e nas estações.
Outra razão significativa é a maior margem de lucro associada aos perfumes em comparação com a produção de roupas de luxo. Os perfumes muitas vezes têm custos de produção mais baixos, o que torna essa categoria de produtos mais atraente para as marcas.
Além disso, os perfumes oferecem uma forma mais acessível para os consumidores experimentarem a essência da marca sem o custo elevado associado a roupas ou acessórios de moda. Essa abordagem permite que um público mais amplo participe da experiência da marca.
Fonte: Webluxury
Os perfumes oferecem uma experiência sensorial única e podem ser uma forma eficaz de expressar a identidade da marca. As fragrâncias podem criar associações emocionais e ajudar a construir uma narrativa de marca que vai além das roupas.
Percebe-se que os perfumes podem servir como uma porta de entrada para a marca, proporcionando uma visibilidade mais ampla. O uso de uma fragrância pode criar associações positivas com a marca, incentivando os consumidores a explorarem outros produtos da mesma marca.
Essa estratégia não se limita apenas às marcas de luxo. Mesmo marcas pequenas ou iniciantes podem e devem incorporar produtos mais acessíveis em seus catálogos, proporcionando uma experiência agradável que permita aos consumidores conhecerem a marca e os incentive a adquirirem mais produtos. A Trama Jr. oferece uma variedade de serviços, incluindo Gestão de Moda, para auxiliar nesse processo.
Referências:
Divisão de luxo da L’Oréal se torna a maior do grupo em receita. FASHION NETWORK. Disponível em: https://br.fashionnetwork.com/news/Divisao-de-luxo-da-l-oreal-se-torna-a-maior-do-grupo-em-receita,1378044.html. Acesso em: 21 nov. 2023.
Perfumaria é a porta de entrada para consumo de grifes de moda. SENSORY COSMETICOS. Disponível em: https://sensorycosmeticos.com.br/perfumaria-e-porta-de-entrada-para-consumo-de-grifes-de-moda/. Acesso em: 21 nov. 2023.
Você sabe como perfumaria e moda se relacionam? Descubra! PHEBO. Disponível em: https://www.phebo.com.br/phebo/UniversoPhebo/perfumaria-e-moda. Acesso em: 21 nov. 2023.
Коментарі