NFT E A MODA: Discutindo a nova tendência da moda digital
- Comunicação e Marketing
- 11 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Por Julia Marcon
Colaboradora Layzi Pimentel
11 de novembro de 2021
A inserção da tecnologia no âmbito da moda já é inevitável: o que antes era uma consequência previsível da digitalização do mundo tornou-se uma certeza diante da pandemia da Covid-19. Os tokens não-fungíveis (NFT’s), por exemplo, caminham para ser a nova tendência na indústria da moda.
Os NFT’s são uma ferramenta de registro de arquivos digitais em blockchain (livro contábil responsável por registrar uma transação de moeda virtual). Servem como um selo de autenticidade digital, ou seja, é possível localizar a sua origem de maneira a tornar o elemento registrado único. Em resumo, são um certificado digital de posse.
Peça NFT da The Fabricant (2019)

FONTE: L’Officiel (2021)
Entre as vantagens dos tokens não-fungíveis estão a valorização do profissional a partir de uma remuneração mais justa e também a garantia da autoria das criações. Além disso, o seu caráter descentralizado prioriza o interesse do usuário e do produtor de conteúdo e pode representar uma possível reestruturação da economia criativa.
Por outro lado, discute-se o impacto ambiental gerado às custas da manutenção de alguns NFT’s: o blockchain demanda uma grande quantidade de energia e equipamentos para funcionar, de forma a contribuir para a emissão de CO2
Dessa forma, vale a reflexão a respeito do futuro da moda à medida que a tecnologia se desenvolve e eventuais problemáticas sejam levantadas.
Commentaires