top of page

MEDIDAS CORPORAIS

  • Comunicação e Marketing
  • 31 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Como padronizar os tamanhos das produções de sua marca de forma inclusiva


Por Julia Pedroso Marcon

Colaboradora Lara Trevisol

31 de Agosto de 2021


Uniformizar as medidas corporais no mercado da moda é fundamental para que tanto a produção das roupas, quanto a sua compra sejam facilitadas. As tabelas de medidas são a orientação principal para o consumidor no momento de escolha da peça que melhor se encaixa em seu corpo.


Para utilizá-las como uma referência de tamanhos em sua confecção, é orientado seguir a normatização realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As principais normas são:

  • ABNT NBR 16016: Referenciais de medidas do corpo masculino

  • ABNT NBR 15800: Referenciais de medidas de bebês até adolescentes


Elas estruturam os tamanhos a partir da medição das dimensões de partes específicas do corpo humano referentes ao grupo indicado nela. É também possível acessar informações acerca da etiquetagem.


E os tamanhos femininos?


Embora a finalidade seja incentivar a abrangência de corpos diversos a partir das normatização de tamanhos, o único documento que apresenta referenciais para o corpo feminino é a NBR 13377, esta cancelada. A ABNT estuda a sua reformulação com o auxílio do SENAI, universidades e representantes do mercado.


Por outro lado, a ausência dessa norma não justifica a produção de peças de tamanhos que não atendam a todos os corpos, prática comum em grandes marcas. Fabricar roupas menores que as medidas utilizadas como referência não apenas deixa de atender parte de seu possível público-alvo, mas também reforça uma cultura que privilegia padrões corporais inalcançáveis.


Para uniformizar as medidas de sua marca e ainda torná-las plurais, utilize os dados e normas disponíveis e busque incluir tamanhos para além do G. Inspire-se em empresas que fazem isso com excelência, como a Sislla e a 787 Shirts.


(Julia’s Closet, 2020)


 
 
 

Comments


Fique por dentro de tudo que acontece na TRAMA Júnior:

bottom of page