top of page

House of the Dragon e o figurino como narrativa

  • Comunicação e Marketing
  • 21 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

21 de Setembro de 2022

Por Victória Guimarães

Colaboração Julia Marcon


ATENÇÃO: esse texto pode possuir spoilers da primeira temporada de House of the Dragon/A Casa do Dragão.


Game of Thrones, do canal HBO, é provavelmente uma das maiores séries de todos os tempos; e um dos elementos que tornavam essa obra ainda mais completa eram seus figurinos. House of the Dragon - prequel de GoT atualmente na sua primeira temporada - parece estar elevando ainda mais seus padrões em relação ao assunto.


O primeiro ponto que a designer Jany Temime recebeu como briefing dos showrunners da série foi referente às cores dos trajes. No universo de Game of Thrones, as famílias nobres possuem símbolos e brasões que representam as virtudes daquela Casa perante o reino, e para os produtores, seria importante em uma série com tantos personagens, deixar as divisões entre eles bem demarcadas de forma a facilitar uma identificação nas intrigas que a trama propõe. Isso se deu através das cores dos figurinos, que além de representarem esses elementos tradicionais das famílias, trazem também outras representações semióticas na trajetória dos personagens. “Poder é uma forte ideia, e pode ser representado pelo vermelho: para o sangue, para o sexo, para morte, para o fogo.” diz Temine.


Tal fato pode ser identificado numa das personagens centrais da trama, a lady Alicent Hightower.




Alicent começa sua trajetória como uma adolescente dócil e gentil, filha do conselheiro do Rei e melhor amiga da princesa. Nessa fase da trama, ela é apresentada utilizando predominantemente a cor azul, escolhida aqui para trazer uma noção de inocência e retidão.


Posteriormente, Alicent se torna rainha e deixa então seu sobrenome Hightower para se tornar uma Targaryen, cujo símbolo é um dragão de 3 cabeças vermelho sobre fundo preto, e seus vestidos passam a possuir a cor de sua nova Casa. As silhuetas também dão lugar a formas mais maduras, e as peças passam a ser mais detalhadas e ricas, dando o ar de realeza.




No meio da temporada, uma reviravolta na trama dá lugar a uma nova personalidade para a rainha, que aparece em uma entrada triunfal usando um vestido verde e chocando a corte. O motivo, seria uma declaração contra os inimigos de Alicent, fazendo referência ao farol que é sede da sua família, que acende uma tocha de cor verde em períodos de guerra.



O figurino de alguns outros personagens também deve ser destacado, como a diferença entre as armaduras de Daemon Targaryen e Criston Cole. Sendo esses, respectivamente, um príncipe e um cavaleiro que ascendeu socialmente, a diferença entre as classes fica evidente.





Vale a pena assistir a série e conferir o desenrolar da trama e acompanhar o desenvolvimento dos personagens e com eles, novos figurinos brilharem na tela.

 
 
 

Komentáře


Fique por dentro de tudo que acontece na TRAMA Júnior:

bottom of page