ETIQUETAGEM TÊXTIL
- Comunicação e Marketing
- 10 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Por: Alice Cristina Cavalcante
10 de outubro de 2022
Você já se perguntou qual a importância das etiquetas? Elas são uma ferramenta importantíssima para a regulamentação e obtenção de informação dos produtos e podem nos ajudar mais do que imaginamos.
Para que serve a etiquetagem têxtil?
A etiqueta têxtil é o manual de uso das peças, ela é o guia que orienta o consumidor sobre o produto. Também é uma forma de defender as empresas de concorrência desonesta, garantindo a qualidade do produto ao impedir a entrada de peças contrabandeadas no país.
Quais informações podemos encontrar?
Agora que sabemos o porquê da necessidade das etiquetas, é preciso entender
quais são as informações contidas nelas. Para produtos têxteis vendidos no Brasil,
sendo estes tanto nacionais como estrangeiros, deve conter obrigatoriamente em suas
etiquetas:
1. O Nome, Razão Social ou Marca Registrada e CNPJ: Trata-se do responsável pelo produto. Aqui são encontradas informações como, por exemplo, o fabricante ou importador.
2. O País de Origem: Antes do nome do país deve ser adicionado “feito no(a)”, “fabricado no(a)” ou “Indústria”, apenas o nome do país é válido. O uso de designações como blocos econômicos ou a Bandeira do país de origem estão incorretos.
3. A Composição: Deve mostrar a porcentagem de massa das fibras ou filamentos têxteis utilizados.
4. Os cuidados que se deve ter com a peça: São instruções de cuidados para a manutenção do produto. Essas informações podem ser colocadas tanto por símbolos como por escrito. No entanto, devem seguir sempre a mesma sequência: lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e cuidados têxteis profissionais.
5. Indicação do tamanho ou dimensão: Optasse pelo tamanho ou dimensão conforme o caso. Para roupas de cama ou toalhas, por exemplo, são utilizadas as dimensões do produto, enquanto para artigos de vestuário são usados os tamanhos.

Fonte: Etiquetas Brasil
O INMETRO atua com diversas ações de fiscalização, visitando confecções procurando por possíveis irregularidades, entre elas, a falta das informações listadas acima nas etiquetas, que podem resultar em multas altíssimas. Por possuir esse tipo de fiscalização quanto a etiquetagem têxtil, o órgão disponibiliza manuais para auxiliar na
montagem das etiquetas.
Gostou do conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais para mais conteúdos similares!
Commentaires