top of page

I Know NIGO - A grande carreira da lenda do streetwear japonês

  • Comunicação e Marketing
  • 17 de out. de 2024
  • 4 min de leitura

Tomoaki Nagao, mais conhecido como NIGO, é um dos maiores nomes do streetwear mundial. Fundador da marca A Bathing Ape (BAPE) em 1993 e atual diretor criativo da

Imagem: HIGHXTAR 

Kenzo, o designer possui carreira renomada não só na indústria fashion, mas também no entretenimento.


Por Isabel Filardi

17/10/2014







Onde tudo começou?

Nascido em Maebashi, uma cidade no interior do Japão, Nigo teve seu primeiro contato com a moda nos anos 80, através da Popeye Magazine, uma revista masculina de moda, onde declarou em uma entrevista que descobriu a revista porque era fã da estética do grupo de pop japonês “The Checkers”: Eu inicialmente comprei a revista por causa do The Checkers, mas eu fiquei muito interessado no conteúdo fashion da revista”. 

A paixão por moda motivou Nigo a se mudar para Tokyo, onde começou a estudar na Bunka Fashion College, universidade renomada que formou grandes nomes da indústria como Yohji Yamamoto e Junya Watanabe

E foi na universidade que conheceu pessoas que abriram portas, entre elas Jun Takahashi que futuramente se tornaria o fundador da marca UNDERCOVER

Imagem da esquerda para direita: Shawn Stüssy, Hiroshi Fujiwara e Nigo.

Sua amizade com Takahashi o expôs aos movimentos de subculturas, a moda de rua japonesa e a cultura do hip-hop, que se tornaram inspiração para trabalhos futuros.

Mais tarde, Nigo trabalharia como assistente de Hiroshi Fujiwara, lenda do streetwear.










A Bathing Ape aka BAPE

Em 1993 surge a ideia de fundar a sua própria marca, A Bathing Ape ou mais conhecida como BAPE. A marca surge a partir de um acrônimo japonês: A bathing ape in lukewarm water (um macaco se banhando em água morna), referenciando as casas de banho japonesas onde é costume tomar banhos quentes e mencionando a água morna como se alguém estivesse há muito tempo no banho até a água esfriar, implicando a preguiça e consumismo da jovem sociedade japonesa.

Nigo fundou sua primeira loja no Japão em 93 juntamente com Jun Takahashi, a NOWHERE onde estava a UNDERCOVER, marca de Jun e a BAPE, marca de Nigo. A loja localizada em Harajuku, polo das manifestações culturais de moda de rua, atraiu olhares e clientes de forma abrupta e a marca teve sucesso rapidamente.

Imagem: BAPE JP

As técnicas de venda do monstro do streetwear se baseiam na quantidade de produtos, tornando a marca de certa forma exclusiva, agregando valor nas peças fabricadas. Criando oferta e demanda, Nigo conseguiu alavancar a BAPE a nivel internacional, pois até 1998 era uma marca exclusiva do Japão. 

A BAPE ascendeu nos Estados Unidos, diversas colaborações surgiram conforme a marca se estabelecia no mundo do hip-hop principalmente as mais notáveis com Pharell Williams que fundou a Billionaire Boys Club (BBC) em 2003.

Nigo se consagrou na BAPE com suas notórias estampas camufladas, o clássico tubarão, o tênis BAPE STA que virou referência.

Imagem: BAPE JP

Outra colaboração importante foi a da BAPE X Adidas que trouxe o Super Ape Star. Com as características clássicas da estampa camuflada marca registrada da BAPE e a atemporalidade clássica do adidas superstar, o tênis logo virou uma febre entre os fãs  de streetwear.







BAPESTA

O tênis mais famoso da marca, virou um sucesso estrondoso desde seu lançamento no

Imagem: NOWHERE/ BAPE JP

ano de 2000. Febre entre rappers e fãs de streetwear, o tênis que nasceu de uma releitura do Air Force 1, possui uma grande estrela e diversas cores e estampas vibrantes. Por ser um calçado influente no mundo do streetwear e hip-hop, ja foram utilizados por personalidades influentes como Pharell Williams, Lil Wayne e Jay-Z, designs exclusivos de BAPE STAs foram feitos por Kanye West e Kid Cudi. Sendo assim a

sensação da A Bathing Ape por mais de 20 anos.



NIGO X Nike 


Por conta da infame fórmula de criação dos BAPE STAs, houve uma polêmica com a Nike, onde o designer foi acusado de plágio. Porém Nigo via a produção inspirada nos Air Forces, uma forma de homenagear a Nike.

Imagem: Cortesia da Internet 

E foi anos após a saída de Nigo da BAPE que a marca decidiu relançar os BAPE STAs em 2023 fazendo com que a Nike tomasse ações legais para processar a marca.



Saída da BAPE 

Em 2011, após enfrentar dificuldades financeiras e possuir um desejo de mais liberdade criativa, Nigo anunciou sua saída da BAPE em 2013, apesar da venda para o grupo I.T Group, um conglomerado de moda de Hong-Kong, ter sido feita já em 2011.


HUMAN MADE 

O desejo de Nigo em aflorar seu lado criativo e explorar outros caminhos com mais liberdade fez o criador se aventurar com sua nova marca HUMAN MADE, que explora um lado totalmente diferente do Streetwear, visando o lado vintage com o lema “The Future Is In The Past”


Imagem: LIL UZI VERT x HUMAN MADE 

Uma grande variedade de estilos e itens vintage que refletem a atmosfera daquela época é uma ideia ousada que vive nas ruas do mundo no fluxo ininterrupto da cultura. Estamos enviando vários itens para o mundo, entrelaçando o espírito de fabricação intransigente do Japão.” - HUMAN MADE 










Kenzo 

No ano de 2022 Nigo foi apontado como sucessor de Felipe Batista Oliveira como o novo diretor criativo da Kenzo. Ele é o primeiro designer japonês a assumir o posto desde a saída do fundador Kenzo Takada, que foi um nome promissor no mundo da moda japonesa e abriu portas para muitos designers. 

Seu desfile Outono/ Inverno com a Kenzo foi um sucesso, misturando o legado de Kenzo Takada com sua fascinação pela cultura americana e japonesa, além de explorar o seu mundo pessoal e como refletir isso na marca.

A entrada de Nigo na Kenzo significa um apelo à volta do design japonês como referência, além de trazer a inovação e atração do público de streetwear, afinal Nigo continua sendo o GOAT mesmo após sua saída da BAPE. 










Quer ver mais textos como esse? Acompanhe a Trama Júnior no Instagram, TikTok, Facebook e LinkedIn! 

Comentários


Fique por dentro de tudo que acontece na TRAMA Júnior:

bottom of page