Maximalismo - a arte de se vestir
- Comunicação e Marketing
- 25 de ago.
- 2 min de leitura
Por Camila Gratens. 17/08/2025
Uma abordagem estética presente no design, na arte e na moda, que exalta a expressividade e a identidade, esse é o maximalismo, movimento que aborda diferentes perspectivas de consumo e estilo no modo dos indivíduos se vestirem.

O maximalismo é um estilo onde as cores, estampas, formas, texturas e camadas dentro do vestuário são valorizadas, de forma que o indivíduo tem uma grande liberdade criativa para se expressar, podendo utilizar de suas visões de mundo para incrementar o visual de um jeito que expressa suas vivências e até mesmo sua cultura.


Para além das peças de roupa, os acessórios possuem grande importância na construção do maximalismo, pois com eles é possível colocar cada vez mais significado pessoal na composição que está sendo criada. Assim, tendo em vista que as joias, além de adicionarem beleza estética nas roupas, contam histórias, cria-se uma narrativa individual para cada look.
Um ponto importante que se levanta quando o assunto é maximalismo, é a questão da sustentabilidade, devido ao grande consumo de roupas e acessórios que esse estilo pode influenciar. Assim, algumas alternativas são debatidas, para reduzir os impactos ambientais de um possível consumo desenfreado, como o uso de moda circular, a reutilização e o upcycling de peças antigas.

O maximalismo com toda a sua liberdade criativa, pode ser benéfico para as marcas de moda, que com ele podem criar uma identidade cada vez mais forte para a marca, diminuindo o desinteresse do público com o vestuário e trazendo cada vez mais memorabilidade para as peças de roupa.

Qual parte do maximalismo mais te chama atenção? Quais tipos de mistura você mais gosta de utilizar no seu look? Não esqueça de acompanhar a TramaJr no instagram, linkedIn e TikTok.




Comentários