Estrelando… Mittmann & Normando
- Comunicação e Marketing
- 1 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Após diversos anos sendo holofote para estilistas em ascensão, a edição da São Paulo Fashion Week continua o seu legado enaltecendo personalidades marcantes para a moda nacional, além de ceder uma brecha para abrir oportunidades a marcas iniciantes. Continue no texto para saber quais marcas destacaram-se pela primeira vez na semana de moda mais importante da América Latina.
Por Kaio Antonio Bispo
01/11/2024
A 58.º edição da SPFW ocorreu entre os dias 14 & 21 de outubro e contou com desfiles de 40 marcas. O show foi sediado principalmente no Pavilhão Das Culturas Brasileiras no Parque Ibirapuera, mas também passou por outras áreas externas do território paulista. Dentre as marcas que passaram pelo palco, podemos citar Alexandre Herchcovitch, João Pimenta, Dendezeiro, Walério Araújo e Fernanda Yamamoto como marcas que já exibiram os seus conceitos no evento anteriormente, deixando os convidados encantados com as suas criações mais uma vez.
Pensando em nomes que deram o que falar, não podemos comentar sobre a semana de moda sem mencionar as marcas estreantes, estas que por si só, já deixaram a sua marca na história inaugurando no show com grande estilo. As marcas Dario Mittmann e Normando foram as selecionadas do ano, trazendo uma grande expressão nas estampas e formas inusitadas nas peças, assim como veremos a seguir.
Dario Mittmann

O estilista conterrâneo do Paraná, iniciou a sua carreira na moda enquanto ainda frequentava a faculdade. Na medida em que criava um artigo novo, ele presenteava artistas que admiravam com as suas coleções, assim chamando a atenção de diversas celebridades em torno do Brasil. Após ter recebido conhecimento de artistas como, Pabllo Vittar, Manu Gavassi e Ludmilla, uma artista em especial decidiu abrir uma oportunidade maior para o designer. Dario Mittmann e Karol Conka então firmam uma das parcerias mais fervorosas para o mundo da moda nos últimos anos, em que a artista se torna a primeira cliente de Dario como stylist. Ao decorrer da sua carreira, ele estreou nas passarelas desfilando na Casa de Criadores e esse ano chamou a atenção com a sua mais nova coleção.
Participar da SPFW
“Começa com streetwear e termina como moda de rua”
O desfile
Exibindo a sua coleção “DUPE: A Streetwear Parody”, Dario causou impacto no desfile ao demonstrar uma maneira cômica para alfinetar o streetwear mundial. De acordo com o estilista, esse nicho da moda está repleto de reaproveitamento e nada do que surge de inovação atualmente é realmente algo novo, o que ele representou através das peças. Após uma animação curta para a introdução da marca, o desfile foi aberto pelo cantor Xamã que vestiu um look com uma máscara automatizada e deu início ao show de estampas presentes na coleção. Além das estampas marcantes, também podemos notar os traços lúdicos nas formas, com elementos bastante inspirados por mangás asiáticos e pelo patchwork.
Algumas peças exibidas durante o desfile da marca Dario Mittmann / Ze Takahashi, @agfotosite
Normando
A marca nasceu na Amazônia. Marco Normando, cursou Moda na Universidade da Amazônia e chegou a trabalhar na marca Alexandre Herchcovitch antes de abrir a sua própria. Emídio Contente, é publicitário e artista visual, auxilia com o andamento da marca pensando estrategicamente os seus passos. Eles projetam em suas peças uma diretriz de slow fashion, resgatando elementos da cultura de seu território natal e utilizando recursos naturais para a confecção delas.

O desfile
Exibindo a sua coleção “Vândalos do Apocalipse” a dupla por trás da marca é composta por Emídio Contente e Marco Normando. Juntos, criaram a coleção apresentada na semana de moda, que marcou o destaque para o uso de materiais pouco poluentes para o ambiente, como a fibra de juta e malvas cultivadas na região norte do país. As peças unem o melhor da cultura dos estilistas, que confessam ter se inspirado no aspecto da maneira enquanto úmida, o peixe pirarucu e itens presentes no dia-a-dia de povos originários. Aqui, a alfaiataria foi protagonista em muitos looks mas também abriu espaço para que as texturas fossem representadas através das estampas.
Algumas peças exibidas durante o desfile da marca Normando / Ze Takahashi, @agfotosite
Participar da SPFW
“Queríamos mostrar que é possível unir design, história e sustentabilidade de maneira autêntica e inovadora”
Gostou do texto? Acompanhe a TramaJr no Instagram, TikTok, Facebook e LinkedIn!
Comments