Design Têxtil
- Comunicação e Marketing
- 16 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

O design têxtil é uma área dinâmica e criativa que corresponde a uma vertente do design de superfícies, com a especificidade de que a elaboração de cores, estampas, e até texturas, é feita em fibras, fios e tecidos.
As aplicações podem ocorrer de duas maneiras: Bidimensional, que corresponde a estamparia comum; ou tridimensional, a qual se refere a aplicações realizadas na estrutura do tecido ou sobre a peça.
Diversos elementos devem ser levados em consideração no momento de desenvolver um design têxtil, sendo os mais importantes a técnica de impressão e o mercado da moda.
Os processos de impressão variam com a tecnologia disponível. Algumas são aperfeiçoadas com as possibilidades que o mundo tecnológico nos oferece, como a serigrafia que é uma técnica milenar mas que até hoje é utilizada em confecções. Para desenvolvê-la é necessário a utilização de telas que contenham a gravação do negativo das estampas que serão passadas para o tecido. Essa técnica permite a elaboração de estampas com bastante detalhes e nuances, o que sempre agrada o cliente, não é mesmo?
A impressão digital, é considerado um processo artesanal por ser feito peça a peça mas por outro lado, é bem o que há de moderno no design têxtil, funciona de maneira simples, ocorre a impressão da estampa diretamente no tecido, o que garante peças exclusivas e de alta qualidade.
Com o uso de técnicas de estamparia manual as peças ganham singularidade e o produto final esbanja qualidade.
Além da tecnologia empregada na estamparia, existe um outro aspecto muito importante nesse ramo do design, que é o mercado da moda.
Toda a parte criativa da estampa depende de pessoas capacitadas e antenadas nas tendências. O desenvolvimento dessa arte varia com alguns fatores centrais.
Analisar as necessidades do cliente nessa parte da criação é essencial. Entender qual é o público alvo e os objetivos do produto, são alguns dos aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um estampa de qualidade.
Conhecimento sobre cores e desenho, seja manual ou digital, conta muitos pontos para um resultado final perfeito. Além disso, estudar tendências antigas e modernas a fim de descolar inspirações para a criação torna o processo mais orgânico.
As pessoas buscam cada vez mais por originalidade, a vontade de se destacar em meio a multidão está dentro de todos nós, e o design têxtil existe para nos ajudar nessa jornada.
A estampa pode representar desde algo relacionado a natureza e flores até desenhos abstratos e geométricos, abrangendo tudo que existe entre isso e além disso, mas o que ela mais representa é a personalidade daquele que a veste.
A TRAMA vai te ajudar a se encontrar nesse mundo enorme que a estamparia oferece, auxiliando na pesquisa e desenvolvimento do design têxtil e agregando valor simbólico e comercial para suas criações.




Comentários