COMO UMA COLEÇÃO É CRIADA?
- Comunicação e Marketing
- 24 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Por Julia Pedroso Marcon
Colaboradora Priscila Areco
24 de Maio de 2022
O método que origina uma coleção abrange uma parte essencial no desenvolvimento dessas peças: o processo criativo. Embora o senso comum relacione a habilidade criativa ao dom, ambos são bem distintos: o processo de criação exige um longo planejamento, diferentes pesquisas e experimentações.
A base da metodologia criativa é composta por anotações, esboços, recortes, colagens, coleta de materiais e Briefing, isto é, documentos que acompanham todo esse planejamento. O Briefing consiste na primeira parte do processo e define o que será o projeto. Em seguida, são realizadas pesquisas referentes ao público-alvo, mercado e tendências. A geração de ideias, por sua vez, une tudo que já foi preparado para a idealização das peças.

FONTE: Pinterest
É nesse momento que são elaborados o moodboard, a cartela de cores e materiais, e os croquis. O primeiro compila as principais inspirações do projeto, o segundo define as cores e materiais que vão compor as peças e o terceiro se trata dos desenhos e protótipos da coleção.

FONTE: Buzzfeed
É comum que todo o processo seja registrado em Sketchbooks, que consistem em cadernos de esboços com um caráter experimental, ou seja, bastante abertos em relação a o que é ou não inserido neles.

FONTE: Pinterest
Apesar de organizado em algumas etapas, o processo criativo é subjetivo: “a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana”, escreve Sánchez em 2003. A criação é um trabalho árduo que demanda expandir repertórios e revisitar memórias e percepções.
Comments