Armário Capsula- O que é e como funciona?
- Comunicação e Marketing
- 2 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Por: Maria Theresa Cardoso Magalhães
Colaboradora: Sophia Ribeiro
02 de Novembro de 2022
O conceito de guarda roupa cápsula foi criado na década de 70, pela estilista Susie Faux, que possuía uma Boutique chamada Wardrobe. Ao perceber a dificuldade de suas clientes em manter um estilo formal e elegante a estilista desenvolveu a ideia de um guarda roupa de poucas peças, mas que possuem qualidade e combinam entre si. Com o passar do tempo, a busca pela sustentabilidade, praticidade e desejo de se vestir de acordo com seu estilo pessoal fez com que o interesse de muitas pessoas pelo conceito crescesse.

(Fonte: GoodReads)
Uma das formas de se montar um guarda roupa cápsula é de acordo com as estações do ano, reservando um certo número de peças para cada uma delas. Como vivemos no Brasil, um país em que é calor durante a maior parte do ano, é inteligente investir em maior quantidade em peças de verão e em menor quantidade em peças de inverno.
Além disso, outro fator a ser considerado na hora de montar este guarda roupa é seu estilo pessoal. Os guarda roupas cápsula apresentam muitas peças sóbrias, básicas e atemporais, que devem servir como base para looks e que possibilitam uma grande gama de combinações, justamente por se tratarem de peças neutras. No entanto, você pode e deve ter peças e acessórios que vão imprimir seu estilo pessoal às suas produções, como uma jaqueta de couro para o estilo dramático, um vestido com babados para o estilo romântico, ou uma peça colorida para o estilo criativo. Pensar nesses detalhes é importante para que se monte um guarda roupa funcional e que atenda às suas necessidades.
Depois de pensar nessas questões, é hora de colocar tudo em prática. Desapegue de roupas que não são usadas há muito tempo, que não combinam mais com seu estilo pessoal e mande-as para doação ou bazares. Desfaça-se também de peças que estão com defeitos, que não podem ser reaproveitadas. Analise suas roupas e acessórios, pense em combinações possíveis e organize seu armário. Depois disso, anote tudo o que você acha que está faltando e que faz sentido ter em seu guarda roupa. Na próxima vez que for fazer compras, leve essa lista com você, para não perder o foco de suas necessidades e assim fazer compras conscientes e eficazes.

(Fonte: Freepik)
O armário cápsula é sustentável, pois vai contra o consumismo, uma vez que faz um mapeamento de suas necessidades e planeja suas compras. Diferentemente de quando uma peça é comprada por impulso e mais tarde você percebe que a mesma não combina com absolutamente nada que já possui em seu guarda roupa. Além disso, o armário cápsula é prático, pois a pessoa que já possui conhecimento de suas diversas combinações possíveis consegue visualizar com mais rapidez o look ideal para cada ocasião, poupando tempo e estresse.
Como é seu guarda roupa? Ele é funcional e prático para o seu dia a dia? Conte- nos nos comentários o que achou desse conceito!
Comments