Alexander McQueen
- Comunicação e Marketing
- 16 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
ALEXANDER MCQUEEN

Alexander McQueen nasceu em Londres em 1969, e completaria 50 anos este ano, se não fosse o suicídio cometido em 2010. Aos três anos, Alexander já desenhava vestidos na parede de sua casa, aos 15 fazia vestidos para suas irmãs, e aos 16 abandonou a escola para seguir seu sonho na moda. Foi aprendiz em ateliers de alfaiataria, avançou para o figurinismo, até se mudar para Milão e se tornar assistente de Romeo Gigli. McQueen voltou a Londres e conclui sua formação em 1992, na Central Saint Martins.
Em 94, apresenta The Birds, coleção inspirada em Alfred Hitchcock. O estilista foi ícone de toda uma geração, apresentando desfiles provocantes, poderosos e de narrativas complexas - seu outono/inverno de 1995 não seria diferente.

Highland Rape é considerado por muitos como a coleção que consagrou o nome de Alexander McQueen, bem como a sua reputação de enfant terrible. Na época, as pessoas pensavam que o “estupro” era referência ao estupro da mulher, quando na realidade se referia ao estupro da Escócia pela Inglaterra. Seu notório desfile surpreendeu a todos, uma sucessão de mulheres caminhando por uma passarela repleta de flores mortas, ao som de assobios de ventos e fúnebres sinos de igreja. Foi sua visão das rebeliões Jacobitas do século XVIII: “eu queria mostrar que a guerra entre Escócia e Inglaterra foi basicamente genocídio”. A família de seu pai era originária da Ilhas de Skye e McQueen via a herança Escocesa de forma bastante sombria e bastante brutal. Nessa coleção em particular, sua visão se manifesta claramente pelo golpeado das próprias roupas.

A partir de então, de suas explorações históricas e políticas, as pessoas passaram a enxergar Alexander McQueen como um artista: era alguém que falava por meio de seus desfiles e por meio de suas roupas num nível bastante pessoal, sobre algo que era bastante significativo e muito chocante. Highland Rape foi o marco do início de uma carreira relativamente curta, mas memorável e espetacular.
"Este projeto contém imagens de terceiros. - Todos os créditos reservados. Alexander McQueen | Photograph © Sølve Sundsbø / Art + Commerce | The Metropolitan Museum of Art.
Comments