A Genialidade de Zuhair Murad
- Comunicação e Marketing
- 20 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2024
Nascido em 1971, em Beirute, no Líbano, Murad era de uma família que acreditava na Igreja Melquita Católica (os melquitas são os católicos atuais que seguem a tradição e a espiritualidade bizantina do Médio Oriente). Pouco após se formar no ensino médio, ele se mudou para Paris, onde conseguiu seu diploma em fashion designing.
Em 1995, Murad abriu sua terceira loja em Beirute. As suas outras duas lojas haviam sido abertas anteriormente na Avenida Charles Helou em Beirute e na rua François I em Paris. E em 1999, ele deu as caras com sua famosa coleção nos desfiles de Roma e ganhou notoriedade no imaginário italiano.
Muito antes de qualquer sucesso, a moda já fazia parte do dia a dia do estilista. A mãe de Murad uma vez constatou que ele já desenhava aos três anos de idade, e aos dez já fazia ilustrações de moda. Aos quinze, decidiu que queria seguir carreira na área de design de moda. As suas maiores inspirações foram Christian Dior, Schiaparelli, Balmain e Balenciaga.
Christian Dior
Elsa Schiaparelli
Pierre Balmain
Cristóbal Balenciaga
Em 2011, suas criações foram usadas por Jennifer Lopez e Christina Aguilera no Golden Globe Awards. Ele também fez o design do vestido de Chloé Mortaud quando ela representou a França no Miss Universo 2009. A atriz Kristen Stewart também faz parte da vasta lista de celebridades agraciadas pelo talento de Murad, na premiére do filme da saga Crepúsculo: Amanhecer em Los Angeles, no ano de 2012.
Jennifer Lopez e Christina Aguilera no Golden Globe Awards (2011)
Chloé Mortaud no Miss Universo (2009)
Kristen Stewart na première de Crepúsculo: Amanhecer (2012)
Seus negócios incluem diversas linhas que cobrem o prêt-a-porter, acessórios, haute couture e vestidos de noiva. Em 2012, o conselho de supervisão da Chambre Syndicale de lá Haute Couture em Paris elegeu-o como novo membro convidado para o calendário da Alta Costura. Essa federação, criada em 1973, é o órgão dirigente da indústria de moda francesa, e reúne as casas de design mais emblemáticas francesas e internacionais, com o objetivo de promover a inovação e um know-how diferenciado. Ela é uma organização profissional dedicada aos seus membros e a responsável por coordenar a Paris Fashion Week e a Haute Couture Week. Além disso, conta com três câmaras sindicais, a da Haute Couture, a da Moda Feminina e a Masculina.
Um dos seus últimos desfiles, o Haute Couture Outono/Inverno 2024 contou com diversas criações com uso exagerado de brilho, com o foco em vestidos longos e ternos femininos. Com um olhar mais sombrio e delicado, Murad demonstra que mesmo com mais de 20 anos trabalhando na área, ele não falha em inovar e provar o porque seu nome é tão relevante no universo da moda.
Um dos momentos mais icônicos desse estilista foi a produção do vestido de noiva da Sofia Vergara (Modern Family), no seu casamento com Joe Manganiello (Magic Mike) em 2015. Ao dizer que esse vestido necessitou de muitas horas de trabalho é subestimá-lo. Foram usados aproximadamente 11 libras de lantejoulas, 6.6 libras de pérolas, 350 cristais, 32 funcionários de ateliês trabalhando e um total de 1,657 horas de trabalho. A composição física do vestido contou com uma saia que poderia ser retirada no momento da dança na recepção. A inspiração barroca remonta sua coleção Couture Primavera 2013, além do fato do vestido ser desenvolvido sem encontros presenciais entre o estilista e a atriz.
Sofia Vergara no seu casamento (2015)
Todos esses marcos importantes na história da moda fazem de Zuhair Murad uma das pessoas mais influentes no mundo fashion, sendo um nome icônico que vai além da sua vida, e será eternizado entre os profissionais da área.
Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir a TramaJr no Instagram, no Linkedin, no Facebook e no TikTok.
Comments